
Este blog é direcionado à todas as pessoas que buscam inspiração para melhorar a sua qualidade de vida com hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas bem orientada por um profissional qualificado. Você que busca uma vida mais equilibrada e um corpo bonito e inteligente, encontrará aqui dicas de saúde e conhecerá um pouco mais sobre o meu trabalho.
terça-feira, 28 de julho de 2009
O exercício físico como potente influenciador do sistema imunológico

terça-feira, 21 de julho de 2009
Corrida Pedestre 2009 -Aniversário de São José dos Campos

A prova foi no domingo passado e gostaria de parabenizar todos os participantes, em especial aos alunos que estavam lá representando o Grupo de Corrida da Cia Athletica. Esta prova foi um pouco cansativa pra quem não está acostumado a correr em superfícies irregulares e com um pouco de subidas e curvas, o que nos faz perceber o quão importante é aquela parte do nosso treino específico de equilíbrio que melhora nossa propriocepção e fortalece as estruturas da articulação do tornozelo e joelho.
Corrida Pedestre 2009 - Parte II


Infelizmente, só encontrei o Igor no final da prova. E, claro, registramos tudo. Continue firme nos treinos!!!

É isso aí pessoal!!! É o que eu sempre digo. O mais importante é a participação, e depois a superação de si mesmo. E pra mim o que vale mesmo são esses momentos que fazem parte da minha vida. Parabéns, mais uma vez e vamos nos preparar para o nosso próximo desafio!!!
terça-feira, 14 de julho de 2009
Livro: Atividade Física Adaptada e Saúde

terça-feira, 7 de julho de 2009
Perda ideal de peso


A grande maioria das pessoas que malham tem o objetivo de perder peso. Mas quanto de peso seria ideal de se perder em um determinado espaço de tempo? Para responder esta pergunta, primeiro precisamos entender que o objetivo dos programas de perda de peso (saudáveis) é a perda de gordura corporal e não de massa muscular e, por isso, a combinação da dieta com exercício é o método preferido dos educadores físicos. A combinação da atividade física com redução da ingesta calórica previne a perda importante de massa isenta de gordura (massa muscular), que é importante para um melhor funcionamento do nosso organismo. Seria necessário saber primeiro, qual é o seu percentual de gordura, através de avaliação física específica, porque é esse valor que vai determinar se a pessoa está dentro dos padrões considerados normais para a saúde. Sabe-se que um valor acima de 25% de gordura corporal para os homens e mais de 35% para as mulheres já caracteriza a obesidade, ou seja, refere-se ao excesso de gordura corporal. Um estudo mostrou que a pessoa média americana ganha aproximadamente 0,45 kg de peso adicional a cada ano, após os 25 anos de idade, o que aparenta pouco, no entanto, resulta num excesso de peso de 14 kg em torno dos 55 anos de idade. Ao mesmo tempo, a massa óssea e a massa muscular diminui aproximadamente 0,2 kg por ano, por conta da redução de atividade física. Considerando tudo isso, na realidade, a gordura corporal de uma pessoa média aumenta, 0,7 kg por ano, ou seja, há um aumento de 20 kg em 30 anos. Por isso a manutenção de massa muscular ou até mesmo o aumento com o exercício é fundamental para se manter ou aumentar o metabolismo, que ajudará na diminuição do percentual de gordura, mesmo que às vezes o peso não se altere muito. DICA IMPORTANTE: Respondendo à pergunta inicial, o ideal seria perder não mais do que 0,5 a 1,0 kg por semana até atingir parte da faixa de peso desejado, determinado por avaliação física, e depois a perda de peso deve ser menor que 0,5 kg por semana até o percentual de gordura alvo ser atingido, pois perdas mais rápidas resultam na perda de massa muscular.
Assinar:
Postagens (Atom)